cr

Pós-graduação em Estudos Maçónicos
Herança Espiritual, Filosófica e Simbólica

O Conselho Nacional da Federação Portuguesa do Droit Humain, O Direito Humano, honrando o protocolo assinado com a Universidade Lusófona, irá apoiar e participar na segunda edição da Pós-graduação em Estudos Maçónicos, que se iniciará em outubro próximo em plataforma online.

Data prevista de início: 01/10/2022
Data prevista de fim: 08/04/2023
Horas de contacto: 160 + 24 (visitas de estudo)

Direção e Coordenação:
Paulo Mendes Pinto e Rui Lomelino de Freitas
Departamento de Ciência Política da Universidade Lusófona

Objetivos da pós-graduação:
Os objetivos centrais deste curso encontram-se no conhecimento das fontes e das tradições que desaguam na chamada Maçonaria Moderna, sejam os mitos e ritos iniciáticos da antiguidade, sejam as vias místicas e cavaleirescas da medievalidade. Daremos especial peso, não a uma leitura diacrónica de movimentos, marcos e personagens, mas sim ao tratamento no campo de uma História das ideias, procurando as linhagens de conteúdos e de hermenêuticas que, juntas, resultam na Maçonaria Especulativa. Do mesmo modo, serão objeto de trabalhos os pontos de interceção da cultura portuguesa com a chamada Arte Real, seja no que diz respeito à literatura e à poesia, seja na arte e, até na arte urbana.

Destinatários: Todos os interessados na temática

Para mais informações, consultar diretamente a Universidade Lusófona
(Clique para aceder à página do curso)